Izalci comemora destinação de recursos do Fust para inclusão digital nas escolas e zona rural

 


Ao defender a aprovação do PL 172/2020, senador lembrou que essa era uma pauta que ele defendia desde quando foi deputado federal pela primeira vez

Foto: William Sant'Ana.

Esta quinta-feira, dia 19 de novembro de 2020, será para sempre lembrada como um dia especial para a educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação do país, por ter sido a data em que o Senado aprovou o projeto de lei 172/2020 que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a implantação de internet de banda larga nas escolas e a melhoria da infraestrutura de telecomunicações nas zonas rurais. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, um dos defensores da proposta, comemorou a aprovação do PL.

Com a mudança de rotina na vida da população brasileira imposta pela pandemia, mais do que nunca se faz necessária a implantação de internet de banda larga nas escolas para que os jovens possam acompanhar a evolução dos tempos. O relator do PL 172/2020, senador Diego Tavares (PP-PB), disse em seu parecer que de 2001 a 2016, conforme relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2017, cerca de R$15 bilhões do Fust foram desvinculados e utilizados para outras despesas.

“Para solucionar o problema, é necessário atualizar a legislação do fundo para possibilitar a aplicação de seus recursos em serviços de telecomunicações de interesse coletivo. Os dispositivos presentes no PL 172, de 2020, buscam enfrentar a questão”, justificou Diego Tavares.

Para o senador Izalci, a destinação de recursos para a implantação da internet de banda larga nas escolas vai ajudar a melhorar a qualidade do ensino no País. O parlamentar lembrou que essa era uma batalha que ele vinha travando desde quando chegou ao Congresso Nacional e que hoje obteve êxito.

“Desde quando entrei na Câmara Federal, a gente luta para transformar este recurso em inclusão digital nas escolas. Eu sempre dizia, lá atrás, desde 2004, quando fui secretário, que o analfabeto de hoje não é mais quem não sabe ler e escrever; o analfabeto é quem não tem acesso à internet”, destacou o senador. “Hoje é um grande dia, em função da aprovação desse projeto”, comemorou Izalci Lucas.

A matéria agora segue para sanção presidencial.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

1 Comentários

  1. Typically about 35% of house buyers who use financing put no less than 20% down. mortgage payment calculator canada In the late 1980s and early 1990s Japan had one with the largest property bubbles inside the history in the world. canada mortgage calculator

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem