“Enquanto eu for governador, o Mutirão vai percorrer Goiás”



Próxima edição já está definida para ocorrer em Aparecida de Goiânia, no mês de dezembro. Nesta primeira etapa do projeto, em dois dias de programação, 55 mil pessoas passaram pela estrutura montada no Setor Morada do Sol, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado no segundo dia da primeira edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás: "É a função do estado manter aquela tradição, que foi muito bem colocada pelo Iris, de proximidade com o povo, de ouvir a necessidade da população e ajudar" (Foto: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado celebrou a realização de mais de 70 mil atendimentos nos dois dias de programação da primeira edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, encerrado neste domingo (21), e anunciou a continuidade do projeto que deve contemplar todas as regiões de Goiás.

Em dois dias de programação, 55 mil pessoas procuraram os serviços no local e tiveram acesso ao modelo de atendimento idealizado pelo ex-governador Iris Rezende. A próxima edição já está confirmada para ocorrer nos dias 11 e 12 de dezembro e será realizada no município de Aparecida de Goiânia com um tributo à cantora Marília Mendonça. "Enquanto for governador, essa estrutura vai percorrer o estado de Goiás", definiu Caiado.

O encerramento da primeira edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás foi feito pelo próprio governador que percorreu toda a estrutura montada no Setor Morada do Sol, em Goiânia, e esteve ao lado da população durante os atendimentos ao longo da manhã deste domingo. Caiado também integrou a ação final do evento com plantio de mudas de ipê, no local onde foi realizado.

"É a função do estado manter aquela tradição, que foi muito bem colocada pelo Iris Rezende, de proximidade com o povo, de ouvir a necessidade da população e ajudar", declarou Caiado. Um dos destaques desta edição, com organização do Governo de Goiás, foi a aposta na aplicação de amplo aporte tecnológico, estrutural e de recursos humanos para levar o melhor atendimento aos moradores da região Noroeste.

Caiado integrou a ação final do evento com plantio de mudas de ipê, no local onde Mutirão foi realizado (Foto: Lucas Diener)

Próximas Edições
O governador mapeou a sequência de continuidade do Mutirão. "A programação já está feita", apontou, ao citar a próxima edição, em Aparecida de Goiânia, seguida de outros municípios que estarão concentradas na Região Metropolitana. De acordo com o governador, a expectativa é atender o extremo Nordeste de Goiás e, depois, o Entorno do Distrito Federal.

"O Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás superou todas as nossas expectativas", avaliou Aristóteles de Paula, o Toti, que atuou nas edições de mutirões ao lado de Iris Rezende e atuou no planejamento e execução desta edição. "Tudo isso só engrandece a administração, todo secretariado participou ativamente. Vimos como o governador trabalha e percebemos como ele tem atenção para com o povo", afirmou.

Serviços e atendimentos
Com 70 mil atendimentos e um público de 55 mil pessoas, o balanço da primeira edição foi considerado muito positivo não apenas pela projeção numérica, mas pela qualidade dos serviços oferecidos. "Isso aqui é algo que as pessoas se sentem respeitadas. As pessoas sentem a presença do Estado", destacou o governador que expressou que não há nada mais "gratificante" na vida.

Serviços
Em dois dias de programação, R$ 50 milhões em obras de saneamento básico foram destinados à região. Um total de 3 mil mulheres foram contempladas com o cartão Mães de Goiás que garante, mensalmente, R$ 250 para alimentação dos filhos entre zero a seis anos de idade e que estão na base de dados CadÚnico do Governo Federal.

Durante o Mutirão, 3 mil mulheres foram contempladas com o cartão Mães de Goiás (Foto: Lucas Diener)

Paralelamente, equipes da Agência Goiana de Habitação (Agehab) atenderam mais de mil famílias. Destas, 674 com entrega de escrituras e outras 332 com a etapa de coleta de assinaturas nos documentos de suas moradias, que depois serão encaminhadas pela agência para registro em cartório antes da entrega definitiva.

Já os totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt, ofereceram mais de 20 serviços. Já o Atende Mais realizou primeira e segunda via de CPF, recadastramento do Goiasprev, senha para consignação e itens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como acesso a boletos on-line do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), multas, licenciamentos e emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt, ofereceram mais de 20 serviços (Foto: Lucas Diener)

Na economia, serviços como parcelamento de IPVA e emissão de documentos para microempreendedor individual e produtor rural. Cidadãos tiveram acesso, ainda, a serviços nos setores de meio ambiente, educação, saneamento básico, entre outros. Houve também corte de cabelo, registro de certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão de passaporte do idoso, carteira do deficiente e do autista. A Secretaria de Segurança Pública emitiu 300 carteiras de identidade.

Com mais de 150 trabalhadores da saúde mobilizados em cada dia do Mutirão, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e administrativos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), facilitou o acesso da população aos serviços como consultas e exames oftalmológicos. Foram distribuídas 1.200 senhas ao longo dos dois dias de Mutirão para os procedimentos.

Para a oftalmologia houve seis consultórios, sendo quatro na estrutura física e dois no ônibus da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Auto-refração e de tonometria foram os exames ofertados. Caso haja necessidade de algum procedimento, o paciente já foi regulado para atendimento. Quando constatada alguma deficiência visual, a pessoa recebeu a receita médica e um voucher da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para receber a doação de óculos.

Na lista de atendimentos disponibilizados pela SES-GO também estavam exames de imagem, como ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia, além de aferição de pressão arterial e glicemia, testagem para Covid-19 e vacinação contra a doença. Foi disponibilizada uma sala para médico clínico, para eventuais necessidades de atendimentos no local. Ainda a unidade móvel (ônibus) do Hemocentro de Goiás estava estacionada na Praça da Feira para doação de sangue.

Mais de 150 trabalhadores da Saúde foram mobilizados em cada dia do Mutirão (Foto: Lucas Diener)

Matrículas e mais
Alunos e responsáveis puderam tirar dúvidas sobre o calendário e o processo de matrículas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Além disso, os alunos dos Centros de Ensino em Período Integral da região participaram do Mutirão para apresentar à comunidade as diferenças entre as modalidades de ensino ofertadas pelo Governo de Goiás. Eles explicaram os destaques dos colégios que estudam, e que estão em expansão no Estado, tanto em número de alunos quanto de unidades. O governador Ronaldo Caiado já anunciou a abertura de mais 105 unidades de ensino em tempo integral no ano que vem.

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) esteve presente no Mutirão Iris Rezende, com espaço exclusivo para oferecer experiências únicas ao público do evento. O estande da autarquia contou com um túnel formado por painéis de LED, com imagens e sons de cachoeiras, trilhas de bike em meio ao Cerrado, pesca esportiva no Araguaia, rafting no Parque Nacional das Emas e voos de parapente, que proporcionam experiências imersivas ao visitante. Vídeos de atrativos de Goiás foram transmitidos em óculos virtuais (3D), fotos impressas em fundos com paisagens dos principais destinos goianos e apresentação de imagens de todas as regiões turísticas do Estado. O objetivo foi estimular o turismo local.

Presenças
Estiveram presentes no último dia de Mutirão o deputado estadual Charles Bento; o ex-deputado Daniel Vilela; os secretários de Estado César Moura (Retomada e Cultura), Tiago Mendonça (Agricultura, Abastecimento e Pecuária), Andrea Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Ismael Alexandrino (Saúde e Ipasgo), Joel Santana Braga (Indústria e Comércio), Wellington Matos (Desenvolvimento Social), Cristiane Schmidt (Economia); os presidentes Pedro Sales (Agências Goianas de Infraestrutura e Transportes e de Habitação), Marcos Roberto Silva (Departamento Estadual de Trânsito), Rivael Aguiar (Agência de Fomento de Goiás); os assessores especiais da Governadoria Livio Luciano e Paulo Magalhães.

Compartilhar

About Paulo Melo

0 comentários:

Postar um comentário