Ibaneis almoça com prefeitos do Entorno e ouve demandas de apoio na saúde e transporte para a região

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os líderes das cidades mineiras e goianas para discutir e fortalecer o relacionamento com municípios vizinhos



O governador Ibaneis Rocha recebeu 20 prefeitos de cidades do Entorno, nesta quinta-feira (17), em almoço na Residência Oficial de Águas Claras (Roac). O encontro serviu para ouvir demandas e aprimorar a boa política entre o Distrito Federal e municípios vizinhos de Goiás e Minas Gerais.


Mobilidade, saúde e infraestrutura foram os principais temas discutidos durante o almoço na residência oficial | Foto: Renato Alves.

"Essa é uma reunião de integração entre os municípios e o DF. Temos problemas comuns, e no caso de algumas cidades mais próximas, eles se misturam. Precisamos nos ajudar ao máximo, o espírito é esse. Por isso trouxe meus secretários neste almoço para ampliar nosso contato. O momento é de discussão entre as bases para termos esse caminho de integração", destacou o governador Ibaneis Rocha que, de prontidão, convidou os prefeitos para mais encontros nos próximos meses.

O encontro se concentrou nos temas de mobilidade, infraestrutura e saúde.

"Precisamos nos ajudar ao máximo, o espírito é esse. Por isso trouxe meus secretários neste almoço para ampliar nosso contato. O momento é de discussão entre as bases para termos esse caminho de integração" , comentou o governador Ibaneis Rocha.

Os prefeitos dos municípios mineiros pediram apoio no atendimento à saúde. Eles querem que o DF receba repasses do governo federal para atender a população das cidades de Arinos, Buritis, Unaí e Cabeceira Grande, uma vez que elas estão mais próximas do DF do que de Belo Horizonte.

Prefeitos goianos, por sua vez, trataram do sistema de transporte do Entorno, que foi assumido pelo DF em julho de 2021. Alterações de rota, aumento da frota e novos itinerários foram alguns dos assuntos abordados junto ao secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, que se comprometeu a receber os prefeitos em novas oportunidades.

"Somos uma região unida e temos problemas que precisam ser discutidos juntos. Brasília não vive sem o Entorno e o Entorno não vive sem Brasília. Temos questões diárias de transporte, saúde e segurança e o governador sempre foi sensível em nos atender. Com certeza, vamos formalizar projetos duradouros", disse o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró.

Além de Ibaneis Rocha, participaram do almoço, pelo GDF, os secretários de Governo, José Humberto Pires, de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, e de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, além do presidente do Inas-DF, Ney Ferraz. O deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, e a deputada federal Celina Leão também compareceram ao encontro.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem