Artigo: Razões para otimismo?

Começo respondendo de forma positiva à provocação acima. Digo provocação, pois vivemos um cenário de incertezas. Mas no momento, tenho vários dados que embasam meu otimismo. Mesmo diante dos impactos da guerra na Ucrânia, com um ímpeto inflacionário e pressões sobre a taxa Selic, aposto na retomada da economia do DF


José Aparecido Freire

Pesquisa do Instituto Fecomércio, por exemplo, prevê um aumento de 18,08% nas vendas da Páscoa, em comparação a 2021. O valor do ticket médio também registra alta. A previsão é gastar em torno de R$150,00 contra R$100,00 do ano passado. 43% dos lojistas esperam vendas melhores neste 2022. Mas as condições para vendas em patamares altos e sustentáveis dependem de ações que extrapolam datas festivas.

Na Fecomércio, adoto gestão transparente, na parceria com os presidentes dos 28 sindicatos do Sistema. Eles ajudaram a desenhar, por exemplo, o programa Avança DF, lançado pelo BRB, em parceria com o Sistema Fecomércio. As empresas terão taxas a partir de 8% ao ano, mais TR e taxas para capital de giro e investimento a partir de 0.51% ao mês, mais CDI.

Destaco ainda o resgate da própria credibilidade do Sistema. Após 20 anos em situação irregular, o Instituto Fecomércio saiu do Cadin, o cadastro de inadimplentes. Com isso, retomou as pesquisas empresariais e inseriu mais de 4,5 mil estudantes no mercado. O Programa Senac de Gratuidade destinou 28 mil vagas em diversos cursos. No Sesc foram 235 mil pessoas em eventos culturais e 17 mil alunos em atividades esportivas. O projeto Fecomércio Perto de Você Já atendeu mais de 14 mil pessoas e este ano ainda terá mais 8 edições no DF.

Para continuar superando metas, vamos nos aproximar cada vez mais da comunidade, investir na educação e formação profissional, e ser mais proativos junto ao GDF e à Câmara Legislativa. Para que resultados como a aprovação do pacote de medidas que beneficiou o setor produtivo no momento mais crítico da nossa história sejam cada vez mais rotineiros e concretos. E justifiquem, insisto, meu tom otimista. Vamos em frente!

*José Aparecido Freire é o presidente do Sistema Fecomércio DF.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem