Veja o que foi discutido na 105ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

Apresentado nesta quarta-feira, 18 de maio, na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Projeto de Lei de autoria do vereador Alceu Gomes, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Assistência à pessoa portadora do Lúpus. Segundo o texto da matéria, à pessoa nessas condições fica garantida a assistência integral, ambulatorial e especializada, adotando todos os recursos necessários

O lúpus é uma doença inflamatória crônica desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, que pode afetar órgãos como a pele, os rins e o cérebro. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares, sensibilidade exagerada ao sol e manchas avermelhadas na pele. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar as crises e a evolução da enfermidade.


Outros Projetos apresentados na 105ª  Sessão Ordinária:

PL de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – autoriza o Poder Executivo a incluir o Dia Laranja no calendário oficial de eventos do município, cujo objetivo visa promover a realização de atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual no âmbito de atuação do Poder Púbico Municipal.

 PL de autoria da vereadora Professora Elenir – autoriza o Poder Executivo a implementar a Semana de Combate e Prevenção ao glaucoma e combate às diversas espécies de cegueiras. O Executivo Municipal poderá promover ações com objetivo de conscientizar e educar a população para a importância da prevenção das doenças que levam as diversas espécies de cegueira estimular as visitas periódicas ao oftalmologista e a realização de exames preventivos; divulgar dados e informações acerca do problema, a fim de reduzir sua incidência.


Indicações

Zequinha:

Serviço de iluminação e roçagem em praça do bairro Cruzeiro do Sul;

Troca de poste em rua do bairro Chácaras Benvinda.
 

Flávio Lopes:

Construção de uma praça do bairro Esplanada II.

 

Walison Lacerda:

Providências a respeito da erosão em rua do bairro Santa Rita.

 

Cláudia Aguiar:

Construção de Campo sintético no bairro Ipanema.

 

Jabá:

Limpeza de rua do bairro Morada Nobre.

 

Professora Elenir:

Implantação da Lei Anjos sobre Rodas, que estabelece a implantação de veículos motociclistas como mais um recurso na intervenção disponível e integrado ao SAMU;

Disponibilização de profissional capacitado a prestar atendimento às pessoas surdas.

 

 

Uso da Tribuna Popular

A Tribuna Popular foi requerida pelo morador Cristiano Alves dos Santos, para tratar da implantação de uma área de esportes no bairro Ipanema e apoio ao Projeto Chuteira de Ouro.

 

Ordem do Dia

Segunda discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantar a feira de profissões no âmbito do município de Valparaíso de Goiás, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar.

Segunda discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a criação do terminal rodoviário interestadual de passageiros no município de Valparaíso de Goiás, de autoria do Vereador Alceu Gomes.

Segunda discussão e votação do projeto de lei que autoriza o poder executivo a instituir uma pista na etapa B que seja interligada até  a Etapa E, com a finalidade de ciclismo, corrida e caminhada, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que proíbe o manuseio, utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício, assim como, de quaisquer artefatos pirotécnicos e efeitos sonoro ruidoso em território do município de Valparaíso de Goiás, de autoria Vereador Cláudia Aguiar.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Saúde Mental, para profissionais que atuam em contato direto com os beneficiários das políticas públicas, no âmbito do município de Valparaíso de Goiás, de autoria da vereadora professora Elenir.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre o Combate à violência e à discriminação político-eleitoral contra a mulher, de autoria da vereadora Maria do Monte.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que autoriza o poder executivo a criar o programa móvel e itinerante de coleta de sangue e cadastramento de doadores de órgãos e medula, no âmbito do município de Valparaíso de Goiás, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar.

 

 

Clique AQUI e confira a sessão na íntegra!

Veja todas as fotos AQUI

 

 

Câmara de Valparaíso de Goiás

Conectada com Você

Conectada com Valparaíso

 

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Cleben Lopes


Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem