Prefeito Diego Sorgatto assegura recursos para a realização da Festa do Divino para os próximos anos

Manifestação ocorre há quase 270 anos e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Município em dezembro do ano passado


Fotos: Wendel Gomes.

O anúncio do recurso de R$ 100 mil reais para ajudar na realização do evento mais aconteceu na manhã deste domingo (05/06), pelo prefeito Diego Sorgatto, quando participava da última novena da Festa, na Igreja Matriz. "Temos em Luziânia a Lei 4.392, que tornou os festejos em louvor ao Divino Espirito Santo em Patrimônio Cultural Imaterial do município", explicou. "Desta forma a Festa se torna não somente uma Festa da Igreja, mas uma Festa de todo o município", complementou.

O Festejo do Divino teve início em 1753 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais, como Folia de Rua, Pouso, Leilão de Prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Novenas, entre outros. "Devido o valor histórico, cultural e popular da Festa, que se confunde com a própria história da cidade, enviamos um Projeto de Lei para a Câmara de vereadores, onde o município adequará a legislação orçamentária para assegurar um valor de R$ 100 mil para apoiar mais fortemente na organização dos festejos doravante todos os anos", concluiu o prefeito.

Diego Sorgatto também é autor da Lei estadual nº 20.039, que reconheceu os Festejos em louvor ao Divino Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Goiás. A  lei foi sancionada em 12 de abril de 2018 pelo então governador José Eliton. Diego estava em seu segundo mandato como deputado estadual.

VOLTA DA CAVALHADAS
Ainda na oportunidade, o prefeito afirmou que ainda este ano haverá celebração das Cavalhadas por ocasião da festa de Santa Luzia (aniversário da cidade), mas que em 2023 Luziânia entrará oficialmente no Circuito das Cavalhadas de Goiás e o evento será realizado todos os anos posteriormente à Festa do Divino Espírito Santo. "Estamos todos muito felizes por esta conquista, afinal a primeira Cavalhada do Estado foi realizada aqui. E graças a um grande esforço da Prefeitura, teremos o evento de volta a sua casa", Disse.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem