Leitura - Diplomata Jonas Marinho lança romance ‘Aurium’ na livraria Sortir em Brasília no sábado (16/3)

 Jonas Marinho, diplomata de carreira e professor, lança, no próximo dia 16 de março, o romance “Aurium”, em evento na Livraria Sortir em Brasília, a partir de 16h. No mesmo dia, a obra estará disponível nas livrarias. O e-book da obra também ficará disponível nas plataformas digitais em abril. 

Na distopia apresentada em Aurium, país fictício que é o título do livro, a população é subjugada por um regime totalitário com base na religião politeísta greco-romana. O governo defende a retomada dos valores da Antiguidade clássica em uma lógica deturpada. Alguns não aceitam essa dominação, então grupos rebeldes lutam contra o regime.

O texto fala sobre o governo do imperador Rômulo. Ele comanda Aurium com mãos de ferro e tem ao seu lado o capitão Martin, que vive para ser instrumento das vontades do soberano. Em Aurium, mal se pode respirar. Nessa sociedade distópica, o culto ao panteão de deuses gregos é usado para subjugar a população, que também vive à mercê das vontades do império.

Foto: Divulgação

Eis então que surge Lena. Ela não está disposta a aceitar o domínio imperial e vai tentar de todas as maneiras se insurgir. Mas Lena não está sozinha nesta empreitada. Ocorre que nessa batalha, ela precisa enfrentar muito mais do que o império, mas seus inimigos internos. Até onde Lena estará disposta a ir para acabar com a opressão imperial? Será que a liberdade vale mais do que um filho?

“O livro tem essas duas perspectivas. Uma oficial, do regime e do antagonista, e outra da protagonista, que é uma das líderes do movimento de resistência ao regime imperial. A trama se concentra nesses conflitos. A protagonista tem um filho pequeno e ao mesmo tempo é revolucionária, o que gera tensões que são desenvolvidas na história”, diz o autor.

No último dia 2 de março a obra foi lançada em Fortaleza e contou com a presença de diversas autoridades. 

Grupo nacional de leitura

O escritor cearense foi indicado para participar do Grupo de leitura "Ler para Mudar", organizado pela Verbal Criativa, com sede em Brasília. O grupo lerá autores seletos, como escritores cearenses clássicos e grandes vozes da literatura contemporânea. A indicação ocorreu em razão do livro "Aurium".

Sobre o autor

Jonas Marinho nasceu em Fortaleza, em 1991. É diplomata de carreira e professor. Autor da coletânea "Um pouco de mim, Um muito da vida", publicada em 2021, e de contos e poemas publicados em diversas antologias literárias. É membro fundador da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul e acadêmico correspondente da Academia Caxambuense de Letras. Atualmente é assessor na Secretaria de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores.

Serviço

Lançamento do livro “Aurium”, Lura Editorial

Quando: 16 de março de 2024

Onde: Livraria Sortir, CLN 403, Asa Norte

Horário: 16h


Mais informações: 61 9 9409-3226 – Samara Neres

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem